quarta-feira, 21 de agosto de 2019

As estatais na bacia das almas

Quem não lembra a TV com toda a sua tela ocupada por uma paquiderme... O elefante representava o peso do Estado esmagando o cidadão empreendedor.
Eram os tempos de Fernando Henrique Cardoso com seu ministro Pedro Malan vendendo estatais a preço de banana.
Lembramos muito bem do sistema Telebrás, onde FHC investiu 22 bilhões de reais para deixa-la com tecnologia de ponta, enxuta, sem dívidas, só o filé. Depois vendeu tudo por oito bilhões financiados pelo BNDES tão criticado, hoje tão criticado pela direita. Era o banco estatal financiando as privatizações.
Vimos a Vale do Rio do Doce que tinha reservas estimadas em dois trilhões de dólares ser vendida por bilhões, um milésimo do que a vale valia.
Vimos estatais sendo vendidas a estatais estrangeiras, jogando por terra o discurso ideológico cuja narrativa era a da incompetência irreconciliável do setor público.
Ficamos roucos de ouvir o discurso de que com as estatais privatizadas a eficiência seria total. Mas não demorou a vermos empresas de telefonia dadas quase de mão beijada precisando de outros cem bilhões de dólares para tapar o rombo da incompetência privada.
A roubalheira por trás dessa negociata toda ficou explícita no livro A Privataria Tucana, de Amaury Ribeiro Júnior.
Hoje vemos o velho e surrado discurso de volta ao engodo que assola o sanatório geral da nação.
Bolsonaro põe à venda mais 17 estatais. Seu número fatídico, 17. Algumas já foram vendidas pelo gangster que veio de Chicago para entregar o Brasil de bandeja. E já se anuncia a falta de dinheiro para dar refeições ao Exército e já se vendem dólares torrando nossas reservas.
Como disse um amigo: Esse governo é fogo. “Enquanto queima as reservas de dólares, a Amazônia está em chamas e as estatais estão tendo a venda anunciada num grande ‘queima’...”

Equação...
Eis aí uma equação difícil de entender. O governo tido como “o mais corrupto da história” deixou mais de R$ 1 trilhão de reservas cambias no caixa e pagou a dívida do FMI”, enquanto o governo de um homem “que pode ser tudo, menos corrupto, já começou a vender os dólares daquela reserva...?

“Babaraquaras”
E nunca mais se falou no maior problema do Brasil... Os hackers de Araraquara.
Fala sério, né?

Desde Búfalo Bill
Os Correios têm lá seus problemas de gestão. Mas nada me convence da necessidade de privatizá-los
Nada a ver com a má gestão que se apregoa. Nada a ver com o discurso ideológico direitoso de que o setor público pé ineficiente por natureza. EUA, desde Búfalo Bill e 80% da Europa têm correios públicos. Deve haver alguma outra “boa razão” muito boa para quem quer privatizar.

Fotolegenda
Mais um banner da série “Sem Comentários”.
Fazendo-se apenas uma ressalva. Quem diz não é petista, é tucano...

Nenhum comentário:

Postar um comentário