terça-feira, 25 de março de 2014

Filha de general cassado pela ditadura Diz que foi estuprada ao visitar a mãe presa

O repórter Carlos Madeiro, do UOL em São Paulo, diz que a advogada Eugênia Zerbini, filha do general Euryale de Jesus Zerbini, prestou depoimento durante audiência pública da Comissão Nacional da Verdade e relatou os momentos de medo vividos quando foi violentada por militares. O caso ocorreu em fevereiro de 1970, na sede da Operação Bandeirante, na Vila Mariana, local onde sua mãe, a fundadora do Movimento Feminino pela Anistia, Therezinha Godoy Zerbini, estava presa havia poucos dias. Já o seu pai havia sido cassado por ter sido um dos quatro generais a serem contrários e resistirem ao golpe militar de 1964. Aos 16 anos, ela contou que foi levar roupas para a mãe na sede da operação. "Ao chegar lá, me perguntaram como estava minha mãe. E eu disse: 'Vocês quem devem saber'. Me arrependo. Não era para ter dito aquilo", afirmou. A advogada relatou que, naquele momento foi violentada. Sem apresentar detalhes, ela conta que sofreu muitos anos sem contar o caso, mas sabe que o interesse dos militares não seria com ela. "Agora que tornei isso público, fiquei mais leve. Sei que não foi a mim; eles estavam fazendo isso para atingir meu pai e minha mãe. E eu fui um veículo que estava à mão", afirmou. A então adolescente disse que não teve coragem de contar o caso a familiares à época. "Não tive coragem de falar para o meu pai, não falei a minha avó. Ela estava com a outra filha presa. Ia falar para quem?”. Zerbini contou ainda que viveu momentos de horror ao deixar a sede da operação após ser violentada. "Não sei como eu saí daquelas coisas. De repente eu estava na rua, no bairro Paraíso, e eu tinha que sair dali e lembrava: 'Não olha para trás'. Parecia um pesadelo", explicou. Diante desse depoimento, ficamos a imaginar o que fizeram com outras mulheres, se chegaram a estuprar a filha de um general.

Lá e cá
A quantidade de roubos na cidade de São Paulo cresceu 47,5% em fevereiro, de acordo com estatísticas divulgadas nesta terça-feira, 25, pela Secretaria da Segurança Pública do Estado. Lá, quem governa é o PSDB. Enquanto isso, aqui no RN, sob o governo do DEM.

Ditadura
Henrique Eduardo Alves, finalmente, tomou uma atitude digna, ao indeferir requerimento do deputado nazifascista Jair Bolsonaro para exaltar a ditadura, nos cinquenta anos do golpe militar. É claro que a Câmara não poderia homenagear um regime que fechou três vezes aquela Casa Parlamentar e cassou 173 parlamentares. Vai atender o requerimento da deputada Luíza Erundina para uma sessão de contestação a esse fato histórico que mancha a História do Brasil.

Feira do Livro
Está lançada desde esta terça-feira, 25, a Feira do Livro de 2014 em Mossoró.

FotoLegenda
Nosso querido Carlos André está nos retoques finais de um CD só com músicas em que ele canta ao lado de Reginaldo Rossi. Certeza de sucesso. Mossoró precisa reconhecer mais o valor deste, que é um dos seus maiores artistas de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário